top of page
O Programa
Os Projetos

Sujeitos de suas Histórias

O Programa de Extensão está ligado ao Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto e coloca a comunidade de Mariana como protagonista na produção e circulação de narrativas textuais, jornalísticas, audiovisuais e fotográficas.

Essas narrativas desvelam cotidianos, histórias e memórias de paisagens, pessoas, afetos, em busca de construir e captar fragmentos de identidades e imaginários marianenses, e tornar conhecido o imenso patrimônio imaterial de Mariana. São ações ligadas ao jornalismo cidadão, à fotografia, ao audiovisual, à leitura crítica da mídia e à comunicação enquanto direito humano, prática social e dimensão fundamental da vida humana.

O programa é composto por cinco projetos.

Cartografia de identidades, afetos, cotidiano e memória em Mariana

Coordenação: André Luís Carvalho

 

Este curso pretende coletar pistas, a fim de construir um mapeamento, de elementos que constituem identidades e configuram imaginários marianenses. Essa “coleta” se dá, sobretudo, por meio do compartilhamento de afetos, de memórias, de histórias, e de inserções no cotidiano de comunidades de Mariana. O curso se constitui como apresentação e discussão dos resultados da exploração, em diversas linguagens, dos bolsistas sobre tais indícios.

Identidades, afetos, cotidiano e memória em Mariana: narrativas jornalísticas construídas com a comunidade

Coordenação: Karina Gomes Barbosa

 

Tornar a comunidade de Mariana protagonista da construção de suas narrativas: da cidade, do patrimônio, das paisagens, da(s) história(s) e, sobretudo, das pessoas. Em busca disso, o projeto se propõe a oferecer meios para que os moradores da cidade sejam capazes de narrar, por meio de imagens e textos e acompanhados por estudantes de jornalismo, fragmentos do que poderia constituir identidades e imaginários marianenses, permeados pelo afeto como forma de conhecimento. Trata-se de ouvir – e de tornar audíveis – as vozes dos sujeitos que formam e são conformados pela cidade, que a humanizam.

Mariana na Lata: Identidades em pinhole

Coordenação: André Luís Carvalho

 

O projeto visa construir, a partir da linguagem da fotografia pinhole – com adolescentes e professores de escola pública -, representações das paisagens (geográficas, sociais, afetivas, identitárias) da escola, do bairro, da cidade onde se vive. Além da formação de multiplicadores (professores participantes). Produzida por técnicas artesanais, em sintonia com conteúdos do ensino fundamental, a pinhole estimula recontar identidades locais, com imagens experimentais, autorais. A história oral, suscitada pelas fotografias, permite revisitar, criticar, reinventar tais paisagens por quem as habita.

Núcleo de Leitura Crítica da Mídia e Narrativas Audiovisuais

Coordenação: Monique Ferreira Campos; Colaboração: Marta Maia

 

O projeto visa contribuir para o debate sobre mídia e cultura entre jovens estudantes do ensino fundamental e médio, participantes do Centro de Referência à Infância e Adolescência (CRIA) de Mariana, de forma a atuarem como leitores críticos e produtores de comunicação. A proposta será a produção de fotografias e narrativas audiovisuais pelos jovens em contato com a comunidade que frequenta o espaço social. O objetivo é capacitá-los por intermédio de oficinas e mini-cursos, incluindo de dispositivos de telefonia móvel, configurando assim uma perspectiva de narrativa transmídia.

 

Poéticas da Luz: Semana de Fotografia

Coordenação: Monique Ferreira Campos

 

Poéticas da Luz: Semana de Fotografia visa estabelecer uma relação mais próxima entre alunos, comunidade e profissionais ligados à fotografia. A Semana já traz a experiência do evento realizado em 2014, por isso propomos sua expansão para Projeto de Extensão, tendo em vista o seu eixo academia-comunidade. Ao realizarmos um evento que tem a imagem como tema central, pretendemos trabalhar a consciência crítica a respeito do processo de criação da imagem fotográfica e o estímulo a reflexões sobre os possíveis impactos dessa forma de registro e comunicação na vida dos mais diferes atores sociais.

 

bottom of page