top of page

O que é o Mariana Na LATA

 

O Projeto Mariana na Lata surgiu em 2014, quando as estudantes do curso de jornalismo, Ana Clara Oliveira, Inaê Martins e Marília Ferreira, tiveram a ideia de desenvolver um projeto que aproximasse a Universidade dos jovens da comunidade, através da fotografia pinhole. O Projeto oferece oficinas gratuitas de fotografia artesanal pinhole para crianças e adolescentes da rede pública de ensino de Mariana e região. As oficinas deste projeto abrangem questões sobre a história da fotografia, alguns de seus vieses artísticos, a física e a química envolvidas no processo, a geografia do mundo que cerca o estudante e o vínculo entre a escrita e a fotografia. 
A equipe Mariana na Lata busca experimentar a fotografia artesanal de maneira que, ao mesmo tempo em que se passa o conhecimento sobre esse tipo de fotografia e câmera, apreenda sobre o desenvolvimento do aprendizado e como a fotografia artesanal pode ser interpretada e incorporada nos dias de hoje, por meio dos estudantes

Oficinas Realizadas

Em 2014

 

  • Festival com a Escola que faz parte da programação do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana. Realizamos oficinas voltadas às crianças do ensino fundamental 1 e 2 na Escola Estadual Desembargador Horácio de Andrade em Ouro Preto e na Escola Municipal Wilson Pimenta Ferreira, em Mariana.

  •  Sou mais Juventude, evento de integração da UFOP que aconteceu no campus da Universidade em Ouro Preto.

  • 5º Semana de Estudos em Comunicação (SeCom). Oferecemos a oficina para crianças e adolescentes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Mariana que participam do projeto de extensão da UFOP, o “Bastidores da Notícia”.

 

Em 2015:

  • Escola Estadual Coronel Benjamim Guimarães, em Passagem de Mariana (MG), escola selecionada pelo Projeto Mariana na Lata para as oficinas oferecidas através da PROEX/UFOP.

  • II Semana de Fotografia – Poéticas da Luz, integrante do Programa Sujeitos de Suas Histórias, oferecendo oficina para vinte e seis estudantes de 7º ano da E. M. Dom Oscar de Oliveira, no bairro Cabanas, em Mariana.

Foto Pinhole

O que é Pinhole? E Laboratório fotográfico?

 

O processo de fotografia pinhole se baseia no princípio da câmara escura e consiste em produzir câmeras fotográficas artesanais a partir de materiais alternativos (caixas de fósforo, de sapato e lata de leite em pó), com apenas um buraco de agulha que permita a entrada de luz e a formação da imagem no papel fotográfico colocado no lado oposto ao orifício. A revelação se dá em um laboratório fotográfico, que pode ser adaptado em um pequeno quarto (preferencialmente com poucas janelas), totalmente vedado a entrada de luz e com apenas uma luz vermelha (a única que não queima o papel fotográfico).  Para revelar as fotografias pinhole, são necessários três produtos químicos: o revelador, o fixador e o interruptor (pode utilizar água nesse caso). Ao tirar o papel fotográfico da câmera pinhole ele deve ser mergulhado, primeiramente, no revelador. Assim que a imagem começar a surgir, passe-o para o interruptor (água), em seguida deixe-o alguns segundos no fixador e depois, novamente, em água. Agora é só lavar em água corrente e sua fotografia está pronta!

Foto: Sergio Fernandes

Câmara escura?

 

A câmara escura é uma caixa totalmente vedada à entrada de luz, com apenas um pequeno orifício em uma das laterais. Através desse orifício, a luz entra na caixa formando a imagem (que está na frente da câmara) na lateral oposta. A imagem se compõe de forma invertida, porque a luz passa pelo orifício e forma um X, projetando o ponto de cima em baixo e da esquerda na direita.

Foto: Amanda Sereno

Aprenda a fazer sua pinhole!

 

O que você vai precisar:

 1 lata de alumínio ou 1 caixa que não entre luz;

 1 folha de papel fotográfico;

 1 pedaço de papel cartão preto ou tinta preta;

 1 prego, 1 martelo e 1 agulha– para fazer uma furo na lata;

 1 lixa;

 Fita adesiva preta;

 Barbante;

 Régua;

 Tesoura;

 Um pedaço de papel alumínio;

Reprodução

bottom of page