top of page

Olhar de dentro

Entulho toma conta de campo de futebol no Cabanas

Espaço era utilizado por moradores como opção de lazer aos fins de semana

Por Tatyane Martins, Neusa da Silva Fernandes,

Conceição das Dores Santos Coura e Marcos Antônio Martins Júlio

 

Em um sábado comum num campo no Cabanas as crianças jogam queimada, soltam pipa, andam de bicicleta e, no centro da diversão, os adultos jogam futebol com seus amigos, familiares e conhecidos. Ao redor do gramado, atrás da policlínica, pessoas fazem caminhada enquanto isso os jovens conversam, namoram e se divertem. Essa era a imagem do campo há algum tempo atrás.

Hoje, junto com os restos de asfalto, manilhas quebradas, muito barro e lixo só nos restam as lembranças  do campo que antes era cheio de vida e era uma das poucas opções de lazer do bairro. Agora sobra indignação para alguns moradores do bairro que conheceram o campo. É o caso de João Rodrigues, de 78 anos, morador do bairro Cabanas, que diz “Isso é uma pouca vergonha, é um abuso com o povo. O nosso dinheiro que está sendo jogado fora”.

Magno Coura, morador do bairro Vale Verde de 48 anos, técnico de Mecânica, relata que “há algum tempos atrás, existia dois campos no bairro. Um foi transformado em creche e o outro foi transformado em bota fora da Prefeitura”. E conta também, que depois do descaso, “os jovens não tem como bater uma bolinha”.

Segundo a aposentada Irene Martinha Miranda de 60 anos, moradora do bairro Vale Verde, vizinho ao Cabanas, em uma reunião com Newton Godoy, secretário de obras e planejamento  da prefeitura de Mariana, ficou firmado o compromisso com a população de que o campo será reconstruído a partir de março de 2016.

Enquanto isso, uma criança que antes pedalava, homens que antes jogavam bola, mulheres que antes caminhavam simplesmente hoje não fazem mais. A reconstrução do lugar daria às pessoas a oportunidade de ter o espaço de lazer novamente.

Escola Estadual de Ensino Médio Cabanas 

Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor José Cota 

bottom of page